5 motivos para estudar computação

Neste artigo irei descrever 5 razões pelas quais faz sentido trabalhar com desenvolvimento de software atualmente.

1. Não é preciso pagar para aprender

Se você tiver um computador simples já pode começar a desenvolver em Python ou Javascript por exemplo. Para estudar é possível encontrar cursos online gratuitos como no site codecademy. Além disso, também é possível obter apoio da comunidade participando de graça de meetups e através de sites de resolução de problemas como o stackoverflow. Aliás, as empresas contratantes se interessam mais pelo que você sabe do que pelo diploma que você tem. Então, mesmo sendo recomendado, não é necessário ter Ensino Superior para conseguir bons cargos.

2. Perfeito para quem é criativo

Geralmente, criatividade está associada a artes, música ou literatura, mas o desenvolvimento de software também tem tudo a ver com criação, pois sempre que você está escrevendo um novo código, de fato está exercitando a sua criatividade. É como montar lego. Você monta uma peça, em seguida usa essa nova peça pra fazer outras peças e assim por diante. Quando vê já montou uma grande obra de arte escrevendo código.

3. Terá muito emprego por um bom tempo

Até o momento, parece que desenvolvimento de software não é uma profissão que irá morrer em breve. Existem muitas áreas de conhecimento que estão ficando obsoletas, com computadores dominando estas áreas, mas isso não se aplica a programação. Pelo contrário, a medida que as profissões regulares vão se extinguindo, novas vão surgindo na área de computação. Hoje em dia praticamente todas as áreas da economia são dependentes de algum desenvolvimento de software.

4. O salário é bom

A alta demanda por desenvolvedores significa que a área paga mais que a média, principalmente nas capitais, onde um programador de nível Sênior ganha em média 8.500 Reais. A concorrência entre as empresas também faz o salário aumentar progressivamente. Pois se uma empresa paga pouco para um desenvolvedor, logo irá perdê-lo para outra que paga mais.

5. É possível trabalhar de casa

Ir para o escritório pode ser opcional na carreira de desenvolvimento de software, uma vez que você só precisa de um computador e Internet para trabalhar. O home-office está cada vez mais popular, dessa forma as empresas conseguem reduzir custos e o profissional não precisa perder tempo no trânsito. Trabalho remoto também permite trabalhar para outras empresas do Brasil e do mundo, não restringindo seu espectro de empregos e salários apenas para a área/país que você mora.